Menu

Entrevista com desenvolvedores da Ronimo

A algum tempo atrás, foi pedido que os membros da LBA propusessem algumas perguntas à serem feitas aos devs da Ronimo. Levou um tempo, mas hoje trago a entrevista que nasceu desse pedido.

 

specials-Ronimo-Games

Como a Ronimo foi criada?

Ronimo Games começou quando nossos fundadores ainda estavam estudando. A maioria deles já tinham trabalhado juntos em um projeto de estudante conhecido como “de Blob”, que mais tarde se tornou uma franquia THQ. Em seguida, trabalhou em “Snowball Earth”, como seu projeto de graduação, e fundaram a Ronimo Games para continuar trabalhando nisso.

 

Foi difícil começar uma nova empresa do zero?

Iniciar a sua própria empresa nunca é fácil, mas recebemos muito apoio e aconselhamento que nos ajudou nos primeiros passos. O desenvolvimento do Snowball Earth continuou por cerca de um ano, mas acabou sendo cancelado devido ao escopo ser grande demais. Em seguida, começamos a trabalhar no que viria a ser Swords & Soldiers para o Nintendo Wii.

 

Qual é o significado do nome Ronimo?

Ronimo significa Robot Ninja Monkey (Robo Macaco Ninja). Robot Ninja Monkeys são muito foda!

 

Todos os membros originais ainda trabalham na empresa?

Todos os fundadores ainda estão trabalhando na Ronimo. Quando foi fundada, o estúdio era apenas uma equipe de sete, mas até o momento a equipe cresceu para cerca de vinte pessoas.

 

Como vocês tiveram a ideia para Awesomenauts? Quais foram as influências e inspirações para o jogo?

Quando terminamos o desenvolvimento em Swords & Soldiers, nós estávamos debatendo e tendo ideias sobre o próximo projeto que queríamos trabalhar. Nós estávamos jogando muito Dota na época e nos perguntamos se esse jogo poderia funcionar para uma plataforma 2D, já que estávamos muito felizes com a forma que um jogo de estratégia 2D funcionou com Swords & Soldiers.
Nosso primeiro protótipo foi divertido, e Awesomenauts cresceu a partir daí. Porém, demorou um pouco para definirmos um estilo visual. Tentamos um monte de coisas diferentes, mas finalmente decidimos por um estilo inspirado em desenhos animados de sábado de manhã dos anos 80 e 90.

 

Qual é o seu naut favorito?

(Resposta do Robin) O meu favorito é Ted McPain. Eu realmente gosto da shotgun e do airstrike! Ted McPain está fazendo ‘chover!

 

Se o Froggy G é um rapper, por que ele não cantar seu próprio tema?

Quando você é um artista, não é a música que você escreve sobre si que conta, mas as músicas os outros escrevem sobre você.

 

O mascote de vocês poderá ser um naut jogável um dia?

Nada pode parar o gorila Ronimo, então eu duvido muito que isso aconteça – ele seria terrivelmente poderoso.

 

Awesomenauts construiu uma grande base de fãs e é um dos jogos mais jogados no Steam nos últimos tempos. Vocês imaginavam que seria tão bem-sucedido?

Para ser honesto, não. Nós esperávamos que o jogo cresceria para ter uma comunidade estável, mas tem crescido muito mais do que atrevemos esperar. O jogo foi lançado no Steam a quase dois anos, e ainda está crescendo!
Também nunca esperávamos que tivéssemos tantos eventos organizados pela comunidade, como a LBA, Awesomenauts Pro League, AwesomeFest, Scrimnauts, e coisas assim.
Ter esse tipo comunidade vibrante se formando em torno de seu jogo, é o melhor que qualquer desenvolvedor pode esperar!

 

No ano passado vocês lançaram uma no Kickstarter para Starstorm e foi um enorme sucesso. Vocês esperam alcançar tantas metas da campanha?

Nós não tínhamos nem certeza de que alcançaríamos a meta principal, de modo que nós sentimos que as metas extras realmente foram … extras. Queríamos que a meta principal incluísse as coisas mais importantes que imaginamos para o futuro da Awesomenauts, como o modo espectador e jogos personalizados, e as metas extras foram todas as características que realmente queríamos ter, mas acreditavamos estar fora de alcance. Acabamos completando todos os objetivos principais, o que é absolutamente fantástico!

Há planos para ter servidores para o jogo um dia?

Ter servidores dedicados é algo que seria ótimo para o jogo, mas isso pode não “arrumar as coisas” tanto quanto muitos jogadores parecem pensar. De qualquer maneira, isso iria colocar tanta pressão sobre a nossa equipe, que não seria realmente capaz criar qualquer outra coisa para o jogo por cerca de um ano inteiro, se tivéssemos sorte, já que tudo no lado técnico do jogo teria de ser refeito a partir do zero.

 

Partidas 5v5 no jogo?

Nós tentamos isso durante o desenvolvimento, mas vimos que teamfights viravam algo muito caótico para ser agradável. Como Awesomenauts tem um ritmo rápido, ele iria ficar muito confuso (especialmente para os novos jogadores). Além disso, os jogadores tem um impacto maior no jogo quando há apenas três jogadores de cada lado, e é um pouco mais fácil de acompanhar o que está acontecendo no mapa.

 

Existem algumas reclamações sobre os bots serem um pouco fracos. Há planos para torná-los mais inteligente?

Os bots tem sido sempre um assunto um pouco delicado. Eles parecem aniquilar os novos jogadores, mas bons jogadores podem torná-los basicamente inofensivos. Alcançar um bom nível de bot para todos os tipos de jogadores, em todos os níveis de jogo é difícil, mas nós definitivamente queremos melhorá-los. Recentemente lançamos um editor de IA (bots) para que os jogadores possam criar seus próprios bots personalizados. Não é nem de perto tão rico em funções quanto o AI Editor que nós imaginamos em nossa campanha no Kickstarter, mas já vimos alguns ótimos novos bots que foram criados e que podemos estar de olho para incluir no jogo no futuro!

 

Mesmo com o sistema rejoin, alguns jogadores ainda saem no meio da partida. Existe algum plano para fazer o sistema atual funcionar melhor para evitar isso? Algum tipo de punição (maior)?

Os jogadores vão sempre continuar a “rage quit”, e devido o jogo ser 3×3, tendo um único jogador saindo ou se recusando a jogar, tem um enorme impacto sobre o jogo. Estamos sempre tentando fazer isso ser um problema menor, e punir os jogadores que fazem isso, mas eu não acho que é uma questão que pode ser resolvida completamente.
Estamos fazendo o que podemos para dar aos jogadores mais incentivo para parar de “rage quit” – e nós esperamos que possamos reduzir o número de jogadores fazendo isso através da melhoria do matchmaking e um monte de outras mudanças que nós temos planejadas.

 

Ainda sobre o rejoin, há alguma possibilidade de não perder qualquer classificação, se você voltar a participar do mesmo jogo dentro de um limite de tempo?

Eu não posso comentar sobre esta questão específica, mas temos melhorias planejadas para matchmaking e as classificações.

 

Sobre o raking, existe um plano para fazer um modo casual e um “ranked” separadamente?

Nós não temos nenhum plano para que isso, neste momento.

 

Quando o StarStorm estiver terminado o que vai acontecer? Uma nova expansão? Ajustes no jogo (rating, matchmaking, etc.)?

Ainda vai levar um bom tempo para realmente terminarmos todas as coisas que prometemos para a expansão Starstorm, e não temos quaisquer planos sólidos além disso. Há uma abundância de ideias, porém nós não decidimos nada de verdade ainda. Nós vamos continuar a desenvolver mais coisas para Awesomenauts nesse momento, e ver como o jogo e comunidade continuam progredindo. Uma vez que nos aproximarmos do encerramento do conteúdo que atualmente temos planejado, vamos começar a dar forma a novos planos.

 

Os novos personagens têm sprites mais polidos do que os originais. Vocês estão pensam em mudar os antigos sprites?

Na real não. Isso pode acontecer algum dia, mas agora há tantas outras coisas que queremos trabalhar que isso simplesmente não é uma prioridade.

 

Como vocês veem o futuro do Awesomenauts? Existe uma possibilidade para um fazer um Awesomenauts 3d algum dia?

Nós realmente não sabemos, nós não temos nenhum plano além da versão atual do jogo e 3D não é realmente nosso forte – então isso parece pouco provável. Porém, quem sabe o que vai acontecer em 5 ou 10 anos!

 

Há uma história por trás Awesomenauts e o StarStorm. Vocês pensão em expandir a história de jogos? Talvez uma HQ?

Com a expansão Starstorm começamos um arco de história, que afeta vários personagens no jogo. Todos os novos personagens têm uma relação de algum tipo para o navio, e isso torna as coisas muito mais interessantes. Podemos continuar a fazer mais dessas histórias, enquanto continuarmos a trabalhar no Awesomenauts, mas não temos quaisquer ideias para um próximo arco história neste momento. Focar na HQ do Awesomenauts seria realmente incrível!

 

Há a intenção ou possibilidade de Awesomepoint (http://goo.gl/rh3355) algum dia ser implementado ou algo parecido?

A ideia Awesomepoints é bastante impressionante, mas eu realmente não posso comentar sobre características específicas que poderão fazer em dado momento aparecer no jogo.

 

Sword & Soldiers 2 foi recentemente lançar para o Wii U, há planos de lançá-lo para outras plataformas?

Na verdade não está sairá até o final deste ano, mas estamos nos focando em torna-lo exclusivo do Wii U.

header2

Algum outro jogo novo em mente?

Temos muitas ideias, mas não tem planos reais agora. Entre o trabalho de Awesomenauts e Swords & Soldiers II, nós realmente não temos tempo para outro jogo!

 

Além da comunidade brasileira (LBA), há alguma outra comunidade em outro país que vocês acompanham?

Há muitas subcomunidades diferentes dentro da comunidade global de Awesomenauts, e tentamos ficar em contato com o maior número possível. O LBA é provavelmente uma das mais ativas, e a comunidade Awesomenauts brasileira está crescendo rápido!

 

Gostaria de deixar uma mensagem para a comunidade brasileira?

Estou ansioso para ver o novo torneio Whonauts, e eu não posso esperar para ver os próximos eventos! Continuem awesome! (Nota: as respostas chegaram 1 dia antes do Whonauts acontecer, logo não houve tempo hábil para a postagem da mesma antes do torneio).

 

Ronimo Team

e3c842b119ec457625ec7a227d98d459_large

Garoto de programa que depois que saiu da facu esqueceu tudo. Curte café, quadrinhos, café, games, café, Awesomenauts e quando não tem o que beber toma café. Namora no tempo livre.

Garoto de programa que depois que saiu da facu esqueceu tudo. Curte café, quadrinhos, café, games, café, Awesomenauts e quando não tem o que beber toma café. Namora no tempo livre.

Garoto de programa que depois que saiu da facu esqueceu tudo. Curte café, quadrinhos, café, games, café, Awesomenauts e quando não tem o que beber toma café. Namora no tempo livre.

No comments

Deixe uma resposta

Links Incríveis

Una-se a Liga:

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.